quinta-feira, 11 de junho de 2009

Macarrons


Ingredientes:

- 1/2 xícara (chá) de clara de ovo

- 3/4 xícara (chá) de açúcar de refinado

- gotas de corante na cor de sua preferência

- 1 xícara (chá) de farinha de castanha de caju

- 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de fazer:

Numa tigela misture clara de ovo e açúcar refinado. Leve a tigela para o banho-maria e misture sem parar até que a mistura perca a viscosidade.

Transfira a mistura para uma batedeira e bata até ficar duro(como clara em neve). Junte gotas do corante na cor de sua preferência. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma colher junte farinha de castanha de caju e açúcar de confeiteiro. Isto fará com que algumas bolhas de ar se desprendam. Coloque a mistura num saco de confeiteiro.

Numa assadeira untada com manteiga e farinha de trigo (ou sobre uma fôrma de silpat) pressione o saco de confeiteiro e vá formando pequenas bolinhas (sem picos). Leve a assadeira para o forno pré aquecido a 100ºC por 10minutos. Depois aumente o forno a 130ºC por mais 10 minutos.

DICA: não aumente mais que 130ºC para não rachar os macarrons.

Retire a assadeira do forno e deixe os macarrons esfriarem por 10minutos e depois desenforme. Depois de frios, pressione com um dedo o centro dos macarrons (no lado reto). Nesta cavidade coloque o recheio de sua preferência. É o recheio que dá o sabor ao macarron.

RECHEIO DE GANACHE

Ingredientes

- 150 g de creme de leite

- 300 g de chocolate meio amargo picado


Modo de preparo

Numa panela em fogo médio coloque creme de leite e deixe ferver.

Numa tigela coloque chocolate meio amargo picado e junte o creme de leite (que foi fervido). Misture bem até derreter o chocolate. Deixe esfriar e recheie os macarons.


RECHEIO DE MEL COM FLOR DE LARANJEIRA

Ingredientes

- 230 g de açúcar

- 60 g de água

- 3 claras

- 60 g de açúcar

- 340 g de manteiga gelada cortada em cubinhos

- essência de baunilha a gosto

- 50 g de mel

- água de flor de laranjeira a gosto

Modo de preparo

Numa panela em fogo médio faça uma calda em ponto de fio com açúcar e água. Quando a calda atingir 100ºC, comece a bater as claras. Numa batedeira bata claras em ponto de neve até triplicar o volume.

Acrescente açúcar e continue batendo. Assim que a calda atingir 102 a 110ºC, vá despejando sobre as claras da batedeira e continue batendo. Troque o acessório pela pá e incorpore manteiga gelada cortada em cubinhos e continue batendo. Assim que o creme ficar firme, adicione mel e água de flor de laranjeira a gosto.

DICA:

Para regular a temperatura do forno: ligue o forno na temperatura mais baixa e depois de colocar aassadeira dentro deixe a porta do forno entre aberta nos primeiros 10 minutos e depois feche a porta.
Fonte: http://maisvoce.globo.com/


3 comentários:

Cris Cabrera disse...

Pode colocar a receita da torta aqui sim. Será uma honra, só peço a gentileza que coloque o link do meu blog.
Beijos,

Bianca disse...

Bel, o blog está uma delícia!!!!!
Vou passar sempre por aqui!
Beijos

Fer Freitas disse...

ai, esses macarons devem ser tudo de bom!! eu quero! hehe bjos

Pastel de forno muito fácil

Essa receita de pastel de forno é muito fácil. Ideal para um lanche rápido em uma ocasião que não havia planejado. Quem me passou a re...