quinta-feira, 11 de junho de 2009

Macarrons


Ingredientes:

- 1/2 xícara (chá) de clara de ovo

- 3/4 xícara (chá) de açúcar de refinado

- gotas de corante na cor de sua preferência

- 1 xícara (chá) de farinha de castanha de caju

- 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de fazer:

Numa tigela misture clara de ovo e açúcar refinado. Leve a tigela para o banho-maria e misture sem parar até que a mistura perca a viscosidade.

Transfira a mistura para uma batedeira e bata até ficar duro(como clara em neve). Junte gotas do corante na cor de sua preferência. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma colher junte farinha de castanha de caju e açúcar de confeiteiro. Isto fará com que algumas bolhas de ar se desprendam. Coloque a mistura num saco de confeiteiro.

Numa assadeira untada com manteiga e farinha de trigo (ou sobre uma fôrma de silpat) pressione o saco de confeiteiro e vá formando pequenas bolinhas (sem picos). Leve a assadeira para o forno pré aquecido a 100ºC por 10minutos. Depois aumente o forno a 130ºC por mais 10 minutos.

DICA: não aumente mais que 130ºC para não rachar os macarrons.

Retire a assadeira do forno e deixe os macarrons esfriarem por 10minutos e depois desenforme. Depois de frios, pressione com um dedo o centro dos macarrons (no lado reto). Nesta cavidade coloque o recheio de sua preferência. É o recheio que dá o sabor ao macarron.

RECHEIO DE GANACHE

Ingredientes

- 150 g de creme de leite

- 300 g de chocolate meio amargo picado


Modo de preparo

Numa panela em fogo médio coloque creme de leite e deixe ferver.

Numa tigela coloque chocolate meio amargo picado e junte o creme de leite (que foi fervido). Misture bem até derreter o chocolate. Deixe esfriar e recheie os macarons.


RECHEIO DE MEL COM FLOR DE LARANJEIRA

Ingredientes

- 230 g de açúcar

- 60 g de água

- 3 claras

- 60 g de açúcar

- 340 g de manteiga gelada cortada em cubinhos

- essência de baunilha a gosto

- 50 g de mel

- água de flor de laranjeira a gosto

Modo de preparo

Numa panela em fogo médio faça uma calda em ponto de fio com açúcar e água. Quando a calda atingir 100ºC, comece a bater as claras. Numa batedeira bata claras em ponto de neve até triplicar o volume.

Acrescente açúcar e continue batendo. Assim que a calda atingir 102 a 110ºC, vá despejando sobre as claras da batedeira e continue batendo. Troque o acessório pela pá e incorpore manteiga gelada cortada em cubinhos e continue batendo. Assim que o creme ficar firme, adicione mel e água de flor de laranjeira a gosto.

DICA:

Para regular a temperatura do forno: ligue o forno na temperatura mais baixa e depois de colocar aassadeira dentro deixe a porta do forno entre aberta nos primeiros 10 minutos e depois feche a porta.
Fonte: http://maisvoce.globo.com/


3 comentários:

Cris Cabrera disse...

Pode colocar a receita da torta aqui sim. Será uma honra, só peço a gentileza que coloque o link do meu blog.
Beijos,

Bianca disse...

Bel, o blog está uma delícia!!!!!
Vou passar sempre por aqui!
Beijos

Fer Freitas disse...

ai, esses macarons devem ser tudo de bom!! eu quero! hehe bjos